






.jpeg)

O caminho
.jpeg)
.jpeg)
A primeira etapa do projeto ESTÉTICA DO FOLCLORE contemplou de forma genérica e sucinta diversos folguedos da cultura pernambucana e deixou a semente de que cada manifestação é tão diversa e simbólica que merece edição exclusiva. O Cavalo Marinho por ser muito rico de elementos não foi selecionado na primeira, e se deu naturalmente que fosse escolhido para esta segunda jornada. Seguindo a mesma metodologia de pesquisa, foram visitados de forma espontânea, sem maiores precedências, as principais agremiações tradicionais de Cavalo Marinho da zona da Mata pernambucana: Aliança, Condado, Nazaré da Mata e vilarejos como Chã de Esconso e Chã de Camará receberam carinhosamente a visita de Gícia Mazda e Wagner Miranda. O propósito da missão desta iniciativa é o registro imagético dos personagens que formam toda a narrativa do folguedo a fim de perpetuar esses conhecimentos e salvaguardá-los. Como veremos na pesquisa, há diversos motivos que nutrem essa necessidade, e um deles é a manutenção dessas tradições pelos mais jovens concomitantemente à influência e domínio da tecnologia e internet. Não é pretenção esgotar o tema, até porque como constatamos, muito se perdeu. Assim como os antigos registravam os povos que visitavam através da pintura, Gícia Mazda pintou essas riquezas em lindas aquarelas, a partir de uma análise da linha tênue que padroniza e une todos os folguedos pesquisados in loco, literatura e mais de 25 anos de vivência de cultura popular dos dois pesquisadores. Abaixo o registro desse processo maravilhoso.

.jpeg)















.jpeg)








Ao longo de mais de dez dias de pesquisa in loco, foram visitados principalmente o Cavalo-Marinho Estrela de Ouro, Mestre Rizoaldo (Pinoni), Mestre Agnaldo e Nêgo-el (Condado - PE); Cavalo-Marinho Estrela Brilhante, Mestra Nice Teles (Condado - PE);Cavalo-Marinho Estrelas do Amanhã, Mestra Nice Teles (Condado - PE); Cavalo-Marinho Boi Pintado, Mestre Grimário (Aliança - PE), Cavalo-Marinho Boi Matuto, Família Salustiano na pessoa de Pedro Salustiano e Dinda Salu(Olinda - PE).
Este projeto contemplou apenas a pesquisa e disponibilização na rede, sem despesas para criação de um site profissional por um designer, o que naturalmente será viabilizado no futuro, bem como a formatação de um livro ilustrativo com este material. A pesquisa também não abordou os aspectos dramaturgicos nem sua respectiva etnocenologia, justamente focando nos personagens e seus aspectos estéticos dentro da trama.